Páginas

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sabiá laranjeira: O arruaceiro de vasos

No fim do ano eu percebi que as folhinhas da flor de maio estavam pra fora do vaso. Não sabia o que era. Não tinha ideia do que estava acontecendo, mas ok. Arrumei tudo novamente e segui a vida. Dias depois, o vaso todo bagunçado outra vez. Pensei “Esses passarinhos estão de brincadeira comigo! Só pode ser passarinho!” Estava na época da construção dos ninhos, e eles estavam todos em busca de matéria prima.

Até que um dia eu vi. Era o Sabiá Laranjeira atacando o vaso, puxando as plantinhas com o bico, jogando tudo pra fora. “Poxa passarinho, com tanta coisa disponível no gramado você tem que destruir minhas plantinhas do coração?!”

As mudinhas de pimenteira foram todas levadas. Tudo que era planta pequena, com raizinha aparente foi embora. Coloquei pedras em cima das raízes para eles não puxarem mais. Tem bastante matinho lá que serve para ninho, não precisa ser com flor de maio né!

Bom, passou o tempo e ficou tudo bem. Um dia desses do fim do ano, um dia que ventou muito, um ninho caiu da árvore, muita dó, mas acho que já não haviam moradores rs....

Daí chegou o verão, calor de 40 graus, o sol queimando todas as plantas, vi que minhas orquídeas sapatinho estavam meio murchas. Fui olhar de perto e elas estavam quase mortas, isso que elas ficam num lugar que não bate sol direto. Numa medida emergencial, troquei os vasos de lugar. Deixei no chão num lugar sombreado.

E aí quem aparece novamente?! O bonitão do sabiá puxando as raízes das orquídeas, jogando tudo pra fora do vaso, os substratos todos esparramados, as plantas longe dos vasos. Parece que passou um furacão lá. “Sabiá, na boa, mas vc não vai levar minhas orquídeas pra fazer ninho não!”

Momentaneamente, pendurei os vasos na árvore. Tá uma coisa linda de morrer, de morrer de desespero. Mas o calor já está acalmando e dá para voltar as orquídeas para o lugar delas.


O Sabiá Laranjeira é coisa linda, tem vários deles perto de casa. Eles comem as frutinhas, ficam lá procurando coisas na grama, vasculham os vasos rs.... São muito bonitos (e grandes)!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário