Páginas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Presentinho 2

Adivinhem o que eu ganhei da minha sogra?

******* A FLOR DO NATAAAAAAL ********


Eu chamo de flor do natal, mas é o bico de papagaio, poinsettia, cientificamente Euphorbia pulcherrima.
Originaria do México, é uma planta que pode ficar em ambiente externo, mas não suporta muito calor, ela murcha com facilidade. Precisa de bastante luz, caso contrário as folhas amarelam. Molhar somente a terra (não as folhas) quando estiver seca. Solo solto, com boa drenagem.
O grande “problema” dessa planta é que gostamos dela com as “flores” vermelhas. Na verdade são folhas modificadas. As flores, mesmo, são pequeninas e estão dentro dessas folhas modificadas. Chamadas de brácteas, essas folhas se modificam para atrair a atenção de polinizadores, já que as flores propriamente são quase imperceptíveis.


Mas voltando, gostamos das folhas vermelhas, as compramos assim no natal, e tal, tudo lindo e feliz, e depois elas ficam totalmente verdes. E todos choram! L As folhas vermelhas aparecem no inverno, quando os dias são mais curtos. Conseguimos comprá-las vermelhas em dezembro, porque os produtores as deixam em ambiente controlado para venderem no natal.

“Dizem” que se você deixar a planta sem luz por 14 horas diárias durante o outono, na primavera as folhas vem vermelhas. Como é a primeira dessa espécie que eu tenho, não posso dizer se procede J Mas vamos tentar!


Uma curiosidade que temos que tomar cuidado, quando cai uma folha ou um galho, e principalmente durante a poda, ela solta um látex branquinho que pode causar alergia na pele. Obviamente que eu não sabia disso e botei a mão onde não devia, sorte que não deu nada.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário