Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A jabuticabeira e a poda fora de época

Sim, por conta da minha ansiedade, mandei podar a árvore fora da época e estou pagando o preço da c@g@d@.

Eu já estava a tempos de olho nessa árvore e achando a copa muito grande, muito alta, as frutas ficavam lá no alto e só os passarinhos comiam ahahahahahahhaha. Em janeiro deste ano, 2013, resolvi podar.

“Então chama o jardineiro agora!” Aff, pior coisa que fiz na vida.

A natureza tem seu tempo. A gente não pode deixar a ansiedade da vida moderna falar mais alto.

Esse meu exemplar costuma dar frutos duas vezes por ano. Em março e em outubro. Para que a poda seja realizada com sucesso, é necessário esperar a árvore terminar o ciclo frutífero, para então passar a faca.

#SQN

Chamei o cara, todos cientes que a árvore poderia sentir o drama e ficar uns tempos sem gerar frutos.  Mesmo assim eu mandei podar. Besta! Ele avisou

“Lá em cima já tem flores, é melhor esperar dar as jabuticabas e podar lá pra junho”

Realmente a árvore e o entorno ficaram bem mais claros. A grama que tinha morrido por conta da sombra, até deu um sinal de vida. Em compensação, jabuticaba que é bom, nada.

Em março, logo após a poda, não rolou nada. Agora em agosto, apareceram algumas flores, viraram frutos, mas bem poucos. Dá para ver uns perdidos aí



Nada, se comparada a remessa do ano passado. Enchi sacos e sacos de jabuticabas, distribui para todo mundo, família, colegas de trabalho, fiz bolo, geleia, sorvete, congelei, e ainda tinha fruta para comer.

Aprendi a lição. Nunca mexer em planta que está florindo. [ainda assim, eu mexi numa orquídea com haste floral, escreverei na sequencia]

Vamos aguardar a próxima temporada L



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário